Local: Complexo do Viradouro, município Niterói

O Complexo do Viradouro é um bairro da Zona Sul de Niterói, conhecido como “subida da garganta”, que conecta Niterói ao Largo da Batalha. Essa região, uma das mais violentas da cidade, enfrenta uma infraestrutura precária. Contudo, no ano de 2022, a prefeitura desenvolveu uma série de ações e
implementou diversas melhorias na áreas de maior índice de violência e violação de direitos fundamentais.

O IPROSA foi selecionado para o edital vinculado à Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES), com o objetivo de atender 50 jovens no território, que possui aproximadamente 3.516 habitantes, segundo o IBGE de 2000.

De acordo com o Atlas da Violência, 49,2% das vítimas de homicídio são jovens entre 15 e 29 anos. Nesse sentido, o município visou desenvolver um projeto que atendesse às demandas de jovens que estão fora da escola e do mercado de trabalho.

No primeiro ano do projeto, tivemos um impacto direto em 50 jovens, que receberam benefício socioassistencial em 750 moedas Aririboia, o que representa 1,4% da população local, e um impacto indireto de 5,4%, envolvendo familiares e a comunidade. As ações desenvolvidas no projeto reforçaram o
senso de pertencimento à comunidade, o vínculo com a região e novos olhares para o futuro. Atualmente, no segundo ano do projeto, observamos um impacto positivo na comunidade, fomentando melhorias nas condições de vida da região.

Projeto: Território da Juventude

Este projeto busca atender a 50 (cinquenta) adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos, moradores do Complexo do Viradouro, em Niterói-RJ, os participantes receberão benefício socioassistencial pago em Moeda Social Araribóia desenvolvendo três ações no território junto ao poder público na estância municipal.

Beneficiário Direto
180 entre homens e mulheres na faixa etária de 18 a +60 anos.

Beneficiário Indireto
720 familiares e moradores do território

Período
Maio de 2023 a Maio de 2025


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *